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Lifestyle Yoga

Lifestyle Yoga

Uttanasana

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 Imagem: comospolitan.hu

 

As flexões à frente tal como o uttanasana têm um efeito calmante sobre o sistema nervoso e sobre a mente para além de promover um bom alongamento da coluna vertebral e da zona posterior das coxas. 

 

Estas posturas permitem fortalecer e equilibrar o funcionamento de órgãos como os rins e as glândulas supra-renais.

 

Como trabalho em pé e tal como qualquer trabalho, sujeita a uma determinada dose de stress, sempre que posso nas minhas pausas faço uttanasana por 15 a 20 segundos. Para além do alívio que o estiramento na coluna e nas pernas proporciona, fico energizada e mais serena.

 

Benefícios:

  • Bom alongamento da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Relaxa os músculos posteriores das coxas,
  • Aumenta a irrigação sanguínea da coluna e da cabeça;
  • Influência as glândulas supra-renais, com efeito calmante devido à ativação do sistema nervos parassimpático;
  • Massagem suave sobre órgãos abdominais como fígado e baço;
  • Ajuda na digestão;
  • Alivio dos sintomas de depressão por aumento dos níveis de energia;
  • Cultiva um estado de paz mental.

 

Atenção:

  • Não realizar esta postura logo após uma refeição pesada;
  • Se tem qualquer tipo de patologia onde não deva ficar com a cabeça mais baixa que o coração, faça a flexão até meio apoiando as mãos numa parede;
  • Se sentir demasiado esforço no estiramento das pernas, pratique com as pernas ligeiramente fletidas.

 

Pratique Yoga, respeitando os limites do seu corpo e desfrute dos benefícios!!!

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