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Lifestyle Yoga

Lifestyle Yoga

Alimentação no Yoga

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 Imagem:  Yoga Sampa

 

O Yoga defende que a nossa alimentação têm não só efeitos fisiológicos como psicológicos em nós. Quantas vezes já demos por nós a saborear aquele doce e aconchegante chocolate para alívio de algum tipo de tensão? Os alimentos podem influenciar tanto o corpo como a mente de forma benéfica ou prejudicial. 

 

Alimentos Rajásicos

Todos os alimentos considerados estimulantes, como a cafeína, açúcar refinado, cebola, alho, piripiri. Alimentos fortemente condimentados ou aromáticos, amargos, salgados, ácidos ou doces. Se consumidos em excesso estes alimentos agitam a mente devido ao estimulo sobre o sistema endócrino e nervoso dificultando o estado de calma e satisfação que se pretende alcançar com o Yoga.

 

Alimentos Tamásicos

Contrariamente aos Rajásicos estes alimentos são depressores. Retiram-nos energia e envenenam o nosso organismo. Neles estão incluídos alimentos velhos, insípidos, demasiados maduros, enlatados, congelados, conservas e alimentos processados. A carne vermelha e o álcool também estão nesta categoria.

 

Alimentos Sátvicos

São alimentos puros que nos permitem maiores obter maiores níveis de energia e de vitalidade. Alimentos, eles próprios cheios de vitalidade. Estão incluídos nesta secção as frutas, os vegetais, os frutos secos, as sementes, os cereais integrais, os laticínios e o mel. 

 

 

Alimentar-mo-nos de alimentos no seu estado mais natural (não processados), mais frescos e nutritivos permite retirar deles uma maior e melhor força vital. Este tipo de alimentos são, não só, mais fáceis de digerir como melhoram o funcionamento de todo o nosso sistema digestivo.

 

Embora não seja fácil mudar os nosso hábitos alimentares de uma vida, desafie-se e tente durante, eu diria alguns meses e veja por si próprio os benefícios. 

 

(Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer alteração radical na sua dieta diária.)

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