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Lifestyle Yoga

Lifestyle Yoga

Uttanasana

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 Imagem: comospolitan.hu

 

As flexões à frente tal como o uttanasana têm um efeito calmante sobre o sistema nervoso e sobre a mente para além de promover um bom alongamento da coluna vertebral e da zona posterior das coxas. 

 

Estas posturas permitem fortalecer e equilibrar o funcionamento de órgãos como os rins e as glândulas supra-renais.

 

Como trabalho em pé e tal como qualquer trabalho, sujeita a uma determinada dose de stress, sempre que posso nas minhas pausas faço uttanasana por 15 a 20 segundos. Para além do alívio que o estiramento na coluna e nas pernas proporciona, fico energizada e mais serena.

 

Benefícios:

  • Bom alongamento da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Relaxa os músculos posteriores das coxas,
  • Aumenta a irrigação sanguínea da coluna e da cabeça;
  • Influência as glândulas supra-renais, com efeito calmante devido à ativação do sistema nervos parassimpático;
  • Massagem suave sobre órgãos abdominais como fígado e baço;
  • Ajuda na digestão;
  • Alivio dos sintomas de depressão por aumento dos níveis de energia;
  • Cultiva um estado de paz mental.

 

Atenção:

  • Não realizar esta postura logo após uma refeição pesada;
  • Se tem qualquer tipo de patologia onde não deva ficar com a cabeça mais baixa que o coração, faça a flexão até meio apoiando as mãos numa parede;
  • Se sentir demasiado esforço no estiramento das pernas, pratique com as pernas ligeiramente fletidas.

 

Pratique Yoga, respeitando os limites do seu corpo e desfrute dos benefícios!!!

Alimentação no Yoga

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 Imagem:  Yoga Sampa

 

O Yoga defende que a nossa alimentação têm não só efeitos fisiológicos como psicológicos em nós. Quantas vezes já demos por nós a saborear aquele doce e aconchegante chocolate para alívio de algum tipo de tensão? Os alimentos podem influenciar tanto o corpo como a mente de forma benéfica ou prejudicial. 

 

Alimentos Rajásicos

Todos os alimentos considerados estimulantes, como a cafeína, açúcar refinado, cebola, alho, piripiri. Alimentos fortemente condimentados ou aromáticos, amargos, salgados, ácidos ou doces. Se consumidos em excesso estes alimentos agitam a mente devido ao estimulo sobre o sistema endócrino e nervoso dificultando o estado de calma e satisfação que se pretende alcançar com o Yoga.

 

Alimentos Tamásicos

Contrariamente aos Rajásicos estes alimentos são depressores. Retiram-nos energia e envenenam o nosso organismo. Neles estão incluídos alimentos velhos, insípidos, demasiados maduros, enlatados, congelados, conservas e alimentos processados. A carne vermelha e o álcool também estão nesta categoria.

 

Alimentos Sátvicos

São alimentos puros que nos permitem maiores obter maiores níveis de energia e de vitalidade. Alimentos, eles próprios cheios de vitalidade. Estão incluídos nesta secção as frutas, os vegetais, os frutos secos, as sementes, os cereais integrais, os laticínios e o mel. 

 

 

Alimentar-mo-nos de alimentos no seu estado mais natural (não processados), mais frescos e nutritivos permite retirar deles uma maior e melhor força vital. Este tipo de alimentos são, não só, mais fáceis de digerir como melhoram o funcionamento de todo o nosso sistema digestivo.

 

Embora não seja fácil mudar os nosso hábitos alimentares de uma vida, desafie-se e tente durante, eu diria alguns meses e veja por si próprio os benefícios. 

 

(Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer alteração radical na sua dieta diária.)

Os beneficios do Yoga

O Yoga é também uma atividade física que permite em simultâneo, o crescimento e desenvolvimento pessoal! De forma consciente, ou não, todos lutamos constantemente para sermos felizes! Mas a verdade é que maioritariamente escolhemos os caminhos mais destrutivos e rápidos por as opções saudáveis exigirem um maior dispêndio de tempo e de esforço. 

 

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 Imagem: Pexels

 

A felicidade

O Yoga por ser um sistema de manutenção da saúde a longo prazo, estimula em nós um sentimento de felicidade e bem estar. Por vezes dizemos que quando nos falta a saúde nos falta tudo, portanto um investimento na nossa saúde é um dos caminhos para alcançar a felicidade. Com o Yoga podemos contrariar o declínio físico geral do nosso corpo e aliviar a acumulação excessiva de tensão. Assim aumentamos a nossa e clareza de espírito. 

 

 

Ouvir o nosso corpo

Todas as posturas têm como objetivo beneficiar as estruturas anatómicas e os sistema de órgãos. Este trabalho permite escutar o nosso corpo quer externamente como internamente. É de uma enorme valor saber como soa o nosso corpo quando está saudável. Este conhecimentos vai nos levar a possibilidade de modificar o corpo, a mente e o nosso estado emocional. Assim assumimos o controlo da nossa vida e da nossa saúde!

 

Atenuação e prevenção do stress

Embora o stress moderado nos seja útil, o stress crónico levamos ao desconforto e à tensão. O Yoga permite o alivio dos sintomas físicos e emocionais decorrentes do stress. Os exercícios de relaxamento profundo concentram-se no corpo, na mente e nas emoções. Os exercícios de flexibilidade permitem o alivio de tensões acumuladas. Por outro lado o uso adequado da respiração prolongada e profunda em sintonia com as posturas é uma arma bastante poderosa contra o stress. A meditação aumenta a paz de espírito, a paciência e também a capacidade de lidar o stress.

Pare, respire e medite

meditation_yoga_445157 (1).jpgImagem: 1zoom.me

 

Já reparou que andamos sempre com pressa para ir a algum lugar, ou para fazer qualquer coisa!? Já reparou como todos à sua volta estão sempre com pressa?! 

 

Pare, pare simplesmente! Não faça nada! Não faça nada por 5 minutos. Coloque a sua coluna direita, os ombros relaxados, feche os olhos, respire fundo e devagar. Deixe o ar sair lentamente dos seus pulmões. Não interaja com os seus pensamentos deixe-os passar, não faça parte deles!

 

Pare! Pare, apenas por 5 minutos e Medite!